quinta-feira, 1 de outubro de 2015

As minhas infusões

Como o prometido é devido, decidi finalmente pôr a tesoura  a cortar as minhas ervas para fazer as infusões, a de lúcia-lima e a das mentas, tal como disse que faria na postagem Chás e infusões - escolhas.

Primeiro cortei-as, escolhendo as folhas que me pareciam saudáveis. Posteriormente separei as folhas das caules, não quer dizer que não tenha passado um bocadinho ou outro das caules e deixei a secar cerca de quatro dias. Convém deixar a secar num sítio que apanhe ar, mas onde não apanhe sol directo e já agora, o mais difícil de tudo onde a gata não chegue, senão o mais certo é posteriormente beber infusão de pêlos de gata. Pelo menos a minha gata parecia estar a achar que o sítio ideal para ir dormir era uma peneira cheia de folhas.

A lúcia-lima ou limonete, tem um cheiro idêntico ao do limão, não tem muito que referir é das minhas infusões, vulgo chás, preferidas. Muito boa para ajudar na digestão, se repararem aquelas infusões que se vendem como o nome Digestão Fácil, normalmente têm sempre esta erva.

As mentas ou hortelãs também são bastante agradáveis, adoro o sabor. Nesta infusão juntei quatro tipos, menta-chocolate, menta-laranja, menta-ananás e hortelã da ribeira (a hortelã mais comum que existe por aí). A que tenho em maior quantidade é a menta-chocolate, logo foi a mais usada para preparar as infusões. Vamos ver se esta mixórdia de mentas dá um sabor interessante.

Passado os quatro dias, ou seja hoje, como já estavam realmente secas, decidi dividir em frascos, separei mais algumas caules que tinham ficado. E no caso nas mentas, parti-as um bocadinho para quando for fazer a infusão os diferentes sabores se juntarem mais.

E agora vou lanchar, uma infusão de mentas e uma fatia de bolo de chocolate que acabei de fazer, não deixo a receita porque é pouco sustentável (cacau e coco não é algo muito europeu), mas é dos melhores bolos de chocolate caseiros que já comi. Se calhar um dia deixo a receita...

As mentas ao fundo e a lúcia-lima no meio
Imagem própria

Aqui estão as folhas já sem caules, à esquerda a lúcia-lima e à direita as mentas
Imagem própria
Já dentro dos frascos, dois de cada, à esquerda, as mentas, à direita, a lúcia-lima
Imagem própria

Falta a parte: Porque é que as minhas infusões são sustentáveis? Porque são do meu quintal, porque não têm químicos, porque não foram transportadas (só pelos meus pés) por meios que gastam recursos, porque não utilizaram embalagens novas e ainda porque estão guardadas em frascos reutilizados. Acho que é suficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...