sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Produtos lácteos - quais comprar?

Há muitas opiniões sobre os produtos lácteos, durante anos eram amplamente aconselhados, actualmente surgem notícias que afinal não são assim tão bons. Penso que não serão essenciais na nossa alimentação, mas também não creio que sejam o perigo que alguns agora tentam mostrar. Como tudo, penso que a virtude está no consumo moderado de produtos lácteos.

Há muita gente que não os consume, por variados motivos, há quem seja intolerante à lactose, há quem não goste, há quem seja contra o consumo destes produtos devido à exploração animal. No que se refere à última hipótese, acho que as pessoas estão inteiramente no seu direito, embora acredite que há formas e formas de criar os animais. Sei que há explorações onde as vacas, por exemplo, são completamente exploradas e vivem em stress constante para que a sua produção de leite seja maior. Por isso, eu gosto de comprar produtos açorianos, embora não sejam biológicos, vejo que as vacas açorianas andam livremente em pasto, o que me parece muito melhor do que aquelas explorações que vejo ali pelo Montijo. Acredito que as vacas açorianas, embora não tenham uma alimentação livre de rações, têm uma alimentação muito mais natural que na maior parte das explorações que existem por aí.

Seja como for, devo confessar que adoro leite e produtos lácteos em geral. É daquelas coisas que me sabem mesmo, mas mesmo bem. Embora saiba que o consumo exagerado de leite não é muito bom para alguns órgãos do nosso corpo.

Então qual é aquela característica que tenho sempre em atenção quando compro produtos lácteos? É a proveniência do leite. Todos os produtos lácteos, leite, iogurtes, manteiga, queijo têm um código onde consta a origem do leite utilizado. O código é como o da imagem abaixo, por vezes em iogurtes é algo difícil encontrar o código, mas mesmo escondido, anda sempre por lá.

Imagem retirada de http://ardecasa.blogspot.pt/2012/11/boas-escolhas-compremos-o-que-e-nosso.html

Assim, prefiro sempre leite português, mais uma vez além de ajudarmos a economia nacional, acredito que se poupe no gasto de energia relativo aos transportes. Embora não tenha a certeza, também acredito que as embalagens utilizadas também sejam fabricadas em Portugal, com recurso a matéria-prima portuguesa (será?). Bem se for de leite açoriano comparado com leite espanhol não tenho certeza que se poupe energia no seu transporte, mas sou adepta incondicional de produtos açorianos. Porque os Açores são maravilhosos, temos de ajudar a economia açoriana e aquele arquipélago precisa de conseguir cativar as pessoas a viverem lá. Isto sem estragar a natureza.

O leite compro sempre português. A manteiga costumo comprar Milhafre dos Açores, atenção que a manteiga é daqueles produtos muitas vezes feito com leite belga (por exemplo, a Matinal). Relativamente aos iogurtes são aqueles onde a origem do leite mais varia, normalmente a Mimosa e Danone são feitos com leite português. Mas as outras marcas são quase sempre de leite espanhol ou de outros países. Os queijos só compro nacionais e normalmente locais, queijo de Azeitão nham nham ou queijos de algum sítio em que passo, compro muitos queijos de Penela.

As marcas brancas variam muito a origem do leite e dos produtos lácteos em geral, por isso confirmo sempre.

Mas há uma questão, adoro iogurtes do tipo grego, raramente são feitos com leite português e às vezes lá compro um ou outro iogurte tipo grego de leite espanhol, mas tento controlar-me. Mas nas minhas últimas compras tive uma agradável surpresa, os iogurtes tipo grego da marca do continente eram feitos com leite português (o que ainda é mais estranho, porque raramente os iogurtes do continente são feitos de leite nacional). Bem aqueles iogurtes foram um regalo.

Para finalizar, claro que se não moram em Portugal, mais vale comprar produtos lácteos feitos com leite de origem local. Nunca percebi muito bem a necessidade de exportarmos leite para a Alemanha, por exemplo e importarmos leite da Alemanha. Acho que vai contra qualquer lógica ecológica.

Para quem bebe leite biológico e costuma ir a supermercados biológicos, atenção que a maioria dos produtos lácteos são de leite alemão ou de outras nacionalidades. E dentro de produtos lácteos biológicos temos o nosso leite e iogurtes biológicos da Agros, bem bons por acaso. Se calhar há mais marcas nacionais biológicas, mas esta é a única que já provei.

Acho mesmo é que a maior parte dos iogurtes podiam voltar a ser vendidos em potes de vidro. Acho que tenho de enviar um email para a Agros a dar esta sugestão. Assim seriam biológicos e muito mais sustentáveis.

Imagem retirada de http://www.lactogal.pt/content.aspx?menuid=116

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...