quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Os lápis IKEA - o exagero das coisas que não custam dinheiro

Imagem retirada dehttp://uk.reuters.com/article/2013/03/07/uk-ikea-expansion-idUKBRE92605X20130307

Pequenos gestos evitam muito lixo e desperdício.

Nas pequenas coisas do dia-a-dia podemos sempre tentar ser mais sustentáveis, numa visita ao Ikea fiquei a pensar nos lápis e naquelas pessoas que adoram roubar dezenas de lápis das lojas, isto para não dizer centenas.

Nunca tive tendência a tirar mais do que um lápis, afinal no máximo vou precisar de um. Mas há quem tire imensos, nomeadamente o meu pai e para quê? Para nada, não significa que não use nenhum, provavelmente até usa, um ou dois, os outros deixa ali numa gaveta qualquer. Basicamente é uma forma muito portuguesa de ser (não digo que somos os únicos) que é acumular tralha que seja grátis mesmo que não tenha nenhuma utilidade em geral ou não nos faça falta em concreto.

E não estou com isto a crucificar quem traz um lápis e até o utiliza, mas é mesmo necessário trazer 10 ou 20 lápis? Aliás 100 lápis como li num blogue alguém a gabar-se de o fazer.

Sou capaz de trazer o lápis que usei para anotar as referências, não tanto pelo lápis, mas porque me esqueço de os devolver. Mas desta última vez deixei logo o lápis de onde o tirei. No fim das compras reparei que nas caixas está um anúncio a pedir para os ajudarem a reutilizar os lápis ou seja para as pessoas os devolverem.

Da próxima vez que tirarem lápis e os tragam para casa pensem se realmente precisam daqueles lápis todos ou pelo menos se precisam de tantos. Vão mesmo utilizá-los? Vão ficar anos perdidos numa gaveta? Vão acabar no lixo?

Cada lápis produzido é energia e água gastas e matérias-primas, cada lápis no lixo comum é mais um bocadinho de um aterro cheio inutilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...