terça-feira, 1 de setembro de 2015

O cartão e a China

O meu primeiro trabalho foi numa empresa de estudos ambientais, o que tem muito mais que ver com a minha formação do que qualquer outra coisa que eu tenha feito depois. Um dos trabalhos em que participei foi para a empresa EGEO - Tecnologia e Ambiente que é basicamente um gestor de resíduos. Este trabalho possibilitou-me conhecer várias instalações de triagem e tratamento de resíduos, desde os mais banais, por assim dizer, aos resíduos perigosos. Um mundo desconhecido para a grande maioria das pessoas e que para mim continua a ter muito que descobrir.

Mas houve algo que eu nunca mais esqueci e não tem nada a ver com o processo da triagem ou reciclagem propriamente dita. Estávamos no meio dos fardos de papel e cartão quando quem nos estava a fazer a visita guiada perguntou se sabíamos para onde ia quase todo aquele cartão. O resíduo é recolhido por eles, mas depois é vendido a quem o vai voltar a transformar em novo produto. Como não sabíamos, o senhor explicou-nos que grande parte seria exportado para a China. Fiquei algo incrédula. Isto não significa que a grande parte do cartão recolhido em Portugal seja exportado para a China, isso não sei, mas naquele caso concreto pelo menos parece que sim.


O senhor percebeu a nossa admiração e disse-nos "Se a China é a grande produtora mundial são eles que mais precisam de ter novas embalagens para os seus produtos". Se formos a ver tem bastante lógica.

Mas a minha questão é: Se exportamos os nossos resíduos para o outro lado do mundo para serem transformados em novos produtos isto também não contribuí grandemente para o aumento de mais resíduos e gastos em transporte e energia. Acho que sim. Seja como for, acho que mais vale se reciclar o papel e cartão do que não se reciclar, mas podia ser um bocadinho mais perto.

As embalagens de papel e cartão são das minhas preferidas, já que é uma matéria-prima renovável e biodegradável, acho que melhor que este tipo de embalagens só mesmo as de vidro. Quem se interessar pelo Ciclo do Papel pode ler esta pequena explicação O ciclo da vida do papel assenta essencialmente nas 7 etapas abaixo descritas

A desvantagem do papel relativamente ao vidro é que a sua reciclagem não é infinita, ou seja a reciclagem das fibras recuperadas é limitada, não se podendo reciclar as fibras mais que 4 a 6 vezes. Por isso será sempre necessário, utilizar fibras virgens (até porque melhora a qualidade de algum papel), mas se reciclássemos todo o papel e cartão que consumimos já imaginaram a quantidade de fibras virgens que pouparíamos. Isto para não falar de água e energia utilizada na transformação de matérias-primas virgens, sempre superior à das matérias-primas recuperadas.

O grande motivo de alegria relativamente ao papel é que actualmente a grande maioria do papel que utilizamos diariamente já tem um grande percentagem de fibras recuperadas. Embora para mim nalguns usos poderia ser papel 100% composto de fibras recuperadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...