sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Recolha do lixo em Lisboa

A recolha do lixo na cidade de Lisboa é algo que me transtorna, quer dizer não é bem o sistema de recolha em si, mas o incumprimento das pessoas.

A recolha faz-se porta-a-porta, sendo que dependendo do dia, varia o tipo de lixo a recolher. Não moro em Lisboa, mas a minha loja é na cidade e naquele sítio em específico a recolha funciona assim:

- Lixo orgânico: 2ªfeira, 4ªfeira e  6ªfeira
- Embalagens: 3ªfeira e Sábado
- Papel/Cartão: 5ªfeira

As pessoas devem proceder à colocação do respectivo caixote na rua depois das 19 horas do dia de recolha e guardá-lo até às 10 horas do dia seguinte.

Mas é costume em diversos prédios ninguém recolher o caixote, deixarem sacos pela rua com qualquer tipo de lixo quando bem lhes apetece, quando alguém vai recolher o caixote, este já estar cheio de outros resíduos. Conclusão, um verdadeiro caos lixeiro, o que me irrita imenso.

Ontem deixámos o caixote do papel/cartão na rua e hoje antes das 9 horas da manhã, cheguei à loja para o recolher. E como ele estava? Cheio até cima de lixo indiferenciado. Podia guardá-lo na loja, cheio de lixo que não era meu, nem sequer era papel, o problema é que só voltariam a despejar aquele caixote na próxima 5ªfeira. Logo iria causar um cheiro nauseabundo dentro da loja, iria provavelmente estragar algum cartão no dia da recolha. Portanto, não era solução.

Podia também deixar o caixote ali na rua até ser despejado, provavelmente só na próxima 5ªfeira, também não me pareceu solução.

Assim decidi telefonar para a Câmara Municipal e explicar o sucedido, deram-me o número para telefonar directamente para o Departamento de Higiene Urbana. Por volta das 9 horas e 30 minutos consegui falar com eles e explicar que tinha o caixote cheio de lixo indiferenciado que nem sequer era meu. A senhora muito simpática disse-me para não o recolher que passaria alguém na rua para recolher esse lixo e limpar o meu caixote. Disse-lhe que só estaria na loja até às 12 horas, ao que ela me garantiu que até essa hora alguém iria lá.

E assim foi, ainda não eram 10 horas e já lá estava uma carrinha a recolher o lixo, fiquei toda contente, pude finalmente recolher o caixote todo limpinho.

Mudei um pouco a minha opinião sobre a recolha de lixo em Lisboa, achei o serviço super eficiente, bastante atentos às queixas dos cidadãos. No fundo, o sistema porta-a-porta funciona pior porque ninguém o cumpre, nem está muito preocupado com isso, do que propriamente por ser um mau sistema. Claro que se já viram que não funciona deviam tentar melhorar, mas gostei muito da rapidez de resolução da situação.

E assim, posso concluir que se formos mais participativos na vida da nossa cidade, esta pode melhorar. Muitas vezes criticamos para o ar e não a quem devemos e isso é um erro, pois não soluciona nada, nem melhora coisa alguma do nosso dia-a-dia. Uma sociedade só melhora se formos mais cidadãos e cumprirmos os nossos direitos e deveres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...