terça-feira, 30 de maio de 2017

Pequenas mudanças, grandes soluções (Caparica)

E porque a vida não é só falar mal e criticar, hoje venho falar de uma medida positiva... Já há bastante tempo, falei dos problemas de lixo na minha área residencial, podem recordar aqui e aqui, na altura cheguei a enviar email à Câmara Municipal de Almada, o qual nunca foi respondido, nesse email entre outras coisas, escrevi o seguinte:

"Há um longo tempo que há uma situação que muito me desgosta, junto ao mercado municipal do Monte da Caparica. Neste local existe uma quinta, propriedade privada onde todos os anos fazem a festa popular local, para a qual estão sempre a voar plásticos vindos do mercado. Embora essa quinta seja propriedade privada, a sujidade que nela se acumula tem origem no mercado, não sei se por falta de limpeza, falta de contentores ou por preguiça dos vendedores."

Enfim, nunca pensei mais no assunto, até que dia após dia, comecei a reparar que a vila está mais limpa, tem-se acumulado menos lixo, e foi aí que percebi porquê. Fizeram obras no recinto do mercado, fechando com uma grade a parte onde se faz o mercado de rua, não sei se esta obra teve como objectivo solucionar o problema do lixo, mas a verdade é que reduziu em grande parte o lixo que se dispersa. Ao voar e a bater nas grades, o lixo cai e é mais facilmente recolhido pelos funcionários (espero sinceramente que também o separem, mas pelo menos já não voa com tanta facilidade).

Imagem própria
Imagem própria

Entretanto, ao passar lá reparei que além das grades foram postas estas mensagem que apelam para um maior cuidado por parte da população. Afinal, se calhar esta obra teve mesmo o propósito de reduzir o lixo que se espalha pela vila. Sei que é raro, mas desta vez dou os parabéns e acho que foi uma óptima iniciativa/solução, a qual demonstra que alterações simples, muitas vezes têm grande efeitos positivos no dia-a-dia.

Imagem própria


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...