quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Adeus calçado: shoe box do Sporting

Há uns anos atrás, quando eu ainda era uma anti-capitalista e ambientalista que consumia inconscientemente e por isso "injectava" dinheiro em grandes empresas multinacionais (ok, ainda o faço), tinha uma grande paixão por ténis All Star. Talvez um bocadinho porque acreditava que com All Star tinha um ar de ser anti-capitalista, ambientalista e alternativa ou então simplesmente porque gostava deles. Agora a sério, gostava mesmo deles independentemente da marca e de serem feitos na Ásia, provavelmente por mão-de-obra mal remunerada ou mesmo escrava. Adiante.

Gostava tanto deles e achava que ficavam bem nas minhas fotografias que transmitiam mensagens profundas ou talvez não. Como por exemplo, aqui.

Imagem própria

A verdade é que os anos foram passando e eu continuei apegada aos ténis e não só aos desta marca, mesmo que já os usasse muito, muito raramente. Eles ainda não estavam estragados para os mandar fora, mas usar uma vez de dois em dois anos não me parece um motivo válido para continuar a guardá-los. Mas também ainda não sabia o que lhes ia fazer, por isso guardei.

Mas foi o Sporting (blherg) que me deu a ideia, juntar todo o calçado que não se usa cá em casa e...

Imagem retirada de https://www.facebook.com/FundacaoSporting/photos/a.262841600502443.58418.176452279141376/1028782220575040/?type=3&theater

"A Fundação Sporting apresenta a Shoe Box, uma iniciativa solidária organizada pela Green Media - Agência de Comunicação em parceria com a organização HELPO ONGD. O objectivo é recolher calçado para crianças e jovens residentes em Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Trata-se de uma iniciativa que pretende promover a escolaridade nestes países, uma vez que, um dos motivos do abandono escolar é a carência de calçado!

Contamos com o vosso apoio!

Juntos vamos calçar Moçambique e São Tomé e Príncipe!"

Até dia 25 de Novembro já sabem, podem ajudar a calçar alguém que precisa mais que vocês. Entretanto estive a avaliar mesmo todo o meu calçado e andava a pensar que tinha de comprar uns ténis novos, mas não tenho. A verdade é que se quero ser verdadeiramente anti-capitalista e ambientalista, tenho de racionalizar completamente o uso de tudo, nomeadamente do calçado. Fiquei com o calçado suficiente até à Primavera, acho que depois apenas tenho de comprar umas sandálias.

Adeus sapatos, adeus abundância desnecessária, o menos é mais.

Adeus All Stars e outros sapatos de tantos bons momentos, mas a vida não se faz de bens materiais (foram mais do que estes que estão na fotografia).

Imagem própria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...