sábado, 10 de setembro de 2016

Roupa e a sua lógica de mercado incompreensível

Sempre achei algo ridículo estar em Agosto, um calor abrasador e nas lojas só se verem camisolas. Bem como estar em Janeiro e só encontrar t-shirts, talvez eu seja a estranha, mas parece-me algo difícil de entender. É que a última coisa que me apetece se estiverem 40 graus é experimentar uma camisola de lã. Mas bem, tudo em prole da moda e dessas coisa fantástica que são as novas colecções, em quase tudo idênticas às colecções velhas. O problema é que as novas colecções aparecem cada vez mais cedo nas lojas, e se em adulto isso ainda é tolerável, num bebé é simplesmente parvo.

Vejamos o meu caso em específico. Tenho um bebé de nove meses que até aos seis meses estava nos percentis 3-15 e que agora está acima do percentil 50. E isso significa que cresceu uma enormidade em cerca de três meses, logo não houve logística de t-shirts e calções que funcionasse. Aliás, as t-shirts ainda vão funcionando, mas os calções estão todos apertados. Logo, a minha necessidade é comprar calções. No entanto, e embora tenham estado 30 e tal graus nestes últimos dias, as roupas que existem de bebé a vender são para locais em que um bebé tem de ser vestido como na imagem em baixo para não ter frio (exagerando um bocadinho, claro).

Imagem retirada de http://www.infohoje.com.br/como-esquentar-o-bebe-no-inverno-modelos-e-dicas.html

Assim, antes de irmos de férias tentámos comprar calções para o Luís porque os dele estavam a ficar apertados. Mas como já não encontrámos nada de jeito não comprámos. Contudo, agora tinhamos mesmo de comprar. Assim, dado que nas lojas nos centros comerciais "normais" já só há nova colecção fomos ao Freeport (supostamente é um outlet, não é?), mas o sucesso não foi grande. Ainda encontramos um calções perdidos no meio de várias lojas, mas pouquíssima roupa de Verão. Na Blue Kids, a rapariga foi muito simpática, mas disse que para a idade do Luís já não havia quase nada de Verão, embora ainda fosse receber algum material de fim de colecção de outras lojas. Depois acrescentou, uma frase muito parecida com o que se segue: "Sabe é que nós até Novembro vendemos muita roupa de Verão, é o que vendemos mais, mas só mesmo restos de colecção, mas temos muita procura". Eu sorri, mas apeteceu-me dizer, "sabem porque é que até Novembro vendem muitas roupa de Verão para crianças? Porque até Outubro está imenso calor e já não se encontra roupa de Verão em nenhum sítio sem ser num Outlet (e mesmo assim pouca)". Sinceramente parece-me tão lógico.

Ainda fui à Kid to Kid, mas calções para o tamanho dele também já não havia nada, mas bem uma loja de roupa em segunda mão deve reger-se por aquilo que vão lá vender, penso eu.

Mas isto tudo, o que eu quero dizer com esta história é: tem algum jeito com tanta loja de roupa que existe, não conseguirmos encontrar roupa para a estação em que estamos. Sobretudo para bebés que crescem de forma inconstante. Será que quem gere as lojas/marcas, pensa mesmo na estupidez de vender macacões destes em pleno Verão?

Imagem retirada de http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707190456-macaco-inverno-beb-acolchoado-_JM

São muito fofos para o frio e é isso. Talvez isto sejam estratégias de venda ou mesmo moda (o que interessa a um bebé a moda?). Mas só imagino o desperdício de recursos de andarmos a comprar roupa com antecedência, e depois porque o bebé cresceu mais do que era esperado ou cresceu menos, porque está mais calor ou mais frio, por diversas razões a roupa ali estagnada sem nunca ter sido usada. Cá em casa aconteceu com diversas peças e só não acontece mais porque desisti de comprar com antecedência. Compro quando é necessário, ou seja quando já não há na loja, o que significa que não compro, anda o miúdo sempre com a mesma roupa (enquanto os calções lhe servirem).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...