sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Parabéns "pequeno" blogue

Hoje é um dia muito especial, faz um ano que criei este blogue. E um ano é sempre um momento de comemoração e de balanço. Afinal, estamos exactamente no mesmo sítio em relação ao Sol que estávamos quando criei o blogue, o que significa que já "andámos" muito.

Imagem retirada de http://ww1.prweb.com/prfiles/2007/08/08/43310/AYEARONEARTHLogo.jpg

Neste ano, a minha vida mudou imenso, porque além do blogue, aconteceu uma das coisas mais importantes da minha vida, fui mãe. E ser mãe muda completamente o nosso dia a dia.

O facto de ter sido mãe, e ter-me dedicado ao meu bebé, fez com que não conseguisse cumprir o objectivo de fazer uma publicação todos os dias, mas nem por isso, significa que todos os dias não tenha pensado na causa ambiental. Esta é a minha 218ª publicação, o que quer dizer que mesmo assim publiquei em mais de metade dos dias do ano.

Mas voltando ao princípio, revisitando a minha primeira publicação, comecei da seguinte forma:

"O lixo do luxo pretende ser um blogue ou qualquer coisa idêntica que tem como objectivo partilhar ideias e pensamentos sobre o lixo que inunda o nosso mundo, mas como o lixo é demasiado, a ideia será focar-me no lixo produzido diariamente, os resíduos e não noutro qualquer tipo de lixo intelectual."

Bem, ao longo deste ano, além do tema do lixo e dos resíduos, também me debrucei sobre temas ambientais em geral e, contrariamente ao que tinha dito, o lixo intelectual, quero dizer com isto que também falei sobre os problemas que identifico na nossa sociedade.

Descobri também revisitando a primeira publicação que, pelos vistos, o nome inicial que dei ao blogue foi O Lixo do Luxo, depois devo ter mudado para Tanto Lixo, Tanto Luxo. Embora nomes diferentes, o sentido é o mesmo, o exagero do consumo e o exagero do luxo.

Ao longo deste ano, o blogue foi algo que me deu muito prazer, de tal forma que sinto quase uma necessidade/obrigação de pesquisar e tomar atitudes cada vez mais sustentáveis. Tentei pesquisar, mudar (umas vezes com mais sucesso que outras) as minhas escolhas.

Em forma resumida, sem contar com a semana que tive no hospital que era um desperdício de recursos sem fim, acho que tive bastantes melhorias no meu percurso ecológico, social e pessoal.



Aspectos positivos a salientar durante este ano:
  • Comecei a usar produtos de higiene mais saudáveis e sustentáveis;
  • Recusei imensos sacos de papel e plástico (ainda não recuso todos, mas melhorei muito);
  • Penso muito mais antes de comprar qualquer coisa, um pensamento que vai desde as matérias-primas utilizadas, aos processos de fabrico, etc, etc (nem sempre cumpro tudo à risca, mas tento);
  • O meu bebé até agora usou sempre (quase, quase sempre) toalhitas de pano;
  • Tornei-me uma pessoa mais solidária, ajudei mais o próximo;
  • Apanhei muito lixo na rua (mas ainda devia apanhar mais);
  • Enviei muitos emails a alertar para as causas ecológicas;
  • Reutilizei muitos materiais para fins diferentes daqueles para que foram produzidos;
  • Repensei o tipo de roupa que devo utilizar (mas só a partir da que compro nova, não vou deixar de usar a que já tenho);
  • Empenhei-me, ainda mais, na separação de resíduos, por exemplo a roupa também é toda dividida;
  • Tento alertar as outras pessoas para as preocupações ambientais, nem sempre com sucesso.
  • Deixei praticamente de consumir leite de vaca (ando há imenso tempo para escrever sobre o assunto, mas ainda não o fiz).

Aspectos negativos a salientar durante este ano: 
  • A minha utilização de fraldas de pano tem sido intermitente ao contrário do que eu pretendia (sinto-me mesmo mal com isto);
  • Continuo a consumir muito mais carne e peixe do que aquilo que acho que devia consumir.

Metas para o próximo ano: 
  • Reduzir o meu consumo de carne e peixe;
  • Reduzir o lixo que faço;
  • Reutilizar mais produtos em vez de os comprar;
  • Apanhar mais lixo e alertar mais as pessoas e instituições sobre as problemáticas ambientais;
  • Continuar a ler e a pesquisar sobre assuntos que ainda não sei muito para conseguir melhorar o meu impacto no ambiente.

E é assim! Feliz aniversário ao Tanto Lixo, Tanto Luxo e que venha aí mais um ano com menos resíduos. Só uma ressalva, este blogue é um espaço de partilha constante, dessa forma a minha opinião e práticas estão sempre a evoluir, devido ao conhecimento adquirido e às mudanças diárias da nossa vida. Por este motivo, uma publicação é a minha verdade no momento em que foi publicada, não significa que continue a pensar exactamente da mesma forma. Afinal, a nossa vida é uma mudança e aprendizagem constante.

Desafio para os leitores:


Agora que as pessoas andam alucinadas com o jogo Pokemon Go, quer jogue, quer não jogue, lanço o desafio para jogarem o Tampinhas Go. É fácil, quando forem nas ruas e virem tampinhas no chão, apanhem-as (falei das tampinhas aqui) é uma boa acção para com o ambiente e para com as pessoas que necessitam. Uma pequena acção que ajuda a limpar e que ajuda alguém que necessita.

Hoje acaba o passatempo que está a decorrer no blogue. Brevemente será anunciado o vencedor, mas ainda podem participar.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...