quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aquecer o Inverno de alguém...

Não sou muito adepta da ideia de caridade, dos pobrezinhos, esta ideia faz-me lembrar de um texto do livro da 1ª classe do Estado Novo, no qual os meus pais estudaram. Tenho um exemplar, uma relíquia, é bom para perceber o que ensinavam às crianças.

Mas sou adepta da solidariedade, embora ache que grande parte deve ser feita pelo Estado. Mas também acho que pode ser feita por empresas e pelos cidadãos comuns. Aliás, pode e deve ser feita por todos, acho que devemos fazer algo para melhorar o mundo em geral e o de alguém em particular. Não sou, contudo, das pessoas que faço mais para ajudar o próximo. Mas vou ajudando de alguma forma.

Acho que além de uma questão de solidariedade é uma questão de cidadania.

A questão dos sem-abrigo é-me próxima, uma vez que na área urbana onde se situa a minha loja é provavelmente um dos sítios com mais sem-abrigo de Lisboa. Os quais são meus clientes habituais.

Entre os sem-abrigo há pessoas de todo o tipo, simpáticos, antipáticos, bons, maus como todas as outras pessoas. Mas todos precisam de ajuda, embora eu acredite que mais do que ajuda ao nível de bens, precisam de ajuda a nível psicológico. Mas os bens materiais também lhes dão algum alento, sobretudo nos dias de Inverno, com longas noites de frio. A Comunidade Vida e Paz vai, neste sentido, distribuir mantas durante o mês de Novembro.

Imagem retirada de http://www.cvidaepaz.pt/site/troque-a-sua-manta-por-um-sorriso/

Podemos entregar as mantas na sede da Comunidade Vida e Paz na Rua Domingos Bomtempo, nº 7 - 1700-142 Lisboa ou nos balcões dos CTT, através das embalagens solidárias gratuitas.

Estas caixas solidárias que, por acaso, descobri poucos dias antes de saber desta iniciativa são caixas que podemos levantar em qualquer estação dos CTT a custo zero e que estão preparadas para enviar para diversas instituições. Basta pôr o que queremos na caixa, convém ver o que as instituições precisam, e assinalar a instituição em causa. Neste caso, a Comunidade Vida e Paz. Em outras ocasiões futuras espero enviar para outras instituições.

E assim, escolhi três mantas para enviar e juntei ainda um cachecol. É incrível que há pouco tempo tinha feito uma limpeza às coisas e já tinha dado bastante coisas para a Cáritas, mas consigo sempre encontrar mais coisas cá em casa. E sim, ainda fiquei com várias mantas. Será que é só a mim que me oferecem imensas mantas no Natal e no aniversário?


As mantas dentro da caixa
Imagem própria

A caixa fechada e preparada para seguir viagem
Imagem própria


1 comentário:

  1. Olha, mais uma coisa que eu desconhecia! Ainda tenho mais umas coisinhas para dar aqui em casa, acho que vou aproveitar essas caixas solidárias! Obrigada! :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...