quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sacos de plástico transparentes

Sabem os sacos de plásticos transparentes, cá por casa aparecem imensos, vêm sobretudo da padaria e quando se compra fruta. Claro que continuo adepta de recusar o máximo de sacos possíveis, tal como referi aqui, mas os mais difíceis de recusar são mesmo estes transparentes. Pois, costumam ser usados para produtos alimentares que não estamos habituados a pôr num saco já usado.

No entanto, a nível ambiental, estes são os piores sacos, uma vez que ao serem bastante leves e frágeis são mais facilmente degradados, dividindo-se em diversas partes (considerando ainda as partículas invisíveis a olho nú), o que dificulta a sua reciclagem e, por outro lado, faz com que mais facilmente permaneçam em meios naturais.

Assim, costumava guardar religiosamente estes sacos, porque podiam dar jeito para qualquer coisa. Quando, estava a trabalhar costumava levar o lanche dentro de um saco destes. No entanto, agora que estou em casa, sei que não me dão jeito para nada. Na realidade, nem para o lixo me dão jeito, por isso ia guardando, guardando, até que eles desapareciam da cozinha. Eu bem os escondia debaixo de um cesto, mas volta e meia desapareciam.

Descobri que era o meu marido que quando via muitos sacos daqueles, os punha todos para a reciclagem. O problema é que eu acho que se deve reutilizar antes de reciclar, mas a verdade é que, no meu caso apenas os acumulava porque podiam dar jeito.

Lá cheguei à conclusão que era mesmo melhor pô-los para a reciclagem já que não tinha onde os reutilizar. Mas no outro dia, estava cá em casa uma amiga que me perguntou o que eu ia fazer aos sacos, porque estes sacos dão-lhe imenso jeito. Segundo me disse, como quase todo o lixo dela é reciclavel, até encher um saco de lixo grande com restos de comida (cascas, espinhas, etc) demora imenso tempo. Então, todos os dias, usa estes sacos para não ter lá lixo orgânico a apodrecer em casa. Eu não tenho esse problema porque os meus restos não são deitados fora, mas pronto fiquei feliz e agora guardo os sacos para lhe dar.

Entretanto, já lhe disse que quando ela vier cá a casa ter comigo, pode muito bem em vez de deitar o saco dos restos no lixo, trazê-lo para mim, ofereço os restos às galinhas e a seguir ainda reciclo o saco. E ela concordou, estou mesmo feliz. Menos lixo nos aterros, mais vida para os sacos, mais comida para as galinhas.

Imagem retirada de http://www.nauzero.com/2015/03/plasticos-sufocam-oceanos-e-baleias/

Por causa da poluição do mar que já tanto falei aqui neste blogue, aproveito para partilhar mais esta triste notícia Redes de pesca e peças de carros: o que está no estomago dos cachalotes.

Entretanto, só queria partilhar que enviei um email à padaria onde costumo comprar o pão a sugerir que utilizem menos sacos de plástico ou que os troquem por sacos de papel. No entanto, como já estou acostumada ninguém me respondeu.

Eu devia era começar a levar os saquinhos de plástico já usados para pôr a fruta quando vou à mercearia, mas ainda tenho uma certa vergonha, confesso.

2 comentários:

  1. Ja existem sacos reutilizaveis para a fruta e legumes, vi à venda num site, depois digo-te qual.

    Quabgo à paderia porque é que nao levas contigo um saco de pano? Como angigamente se colocava nas portas, e ainda podias negociar con a paderia para teres um desco to ou outra iniciativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu vou à padaria costumo recusar alguns sacos. Mas quem costuma trazer o pão é o meu pai e ele não o faria. Eu já não tenho ilusões que o fizesse. Mas é uma boa ideia ate porque tenho imensos sacos de pano. Em relação ao desconto não iria ter sorte, na padaria só estão empregados, não o patrão.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...