sábado, 9 de abril de 2016

Os anos de abundância passaram

Como costumo dizer, nem só de alimento vive o homem, o nosso espírito também se alimenta de cultura, talvez se devesse alimentar ainda mais desta. No meu entender, existe a cultura cultura e a cultura de massas. A primeira faz-nos pensar, a segunda faz-nos embrutecer.

Acho que a segunda serve para nos fazer esquecer e nos enganar, essa cultura manipula-nos. Mas a outra serve para nos abrir horizontes. Essa é a verdadeira cultura. Isto são tudo considerações que comecei a fazer nas minhas longínquas aulas de Gestão Cultural, aquilo havia de ter alguma utilidade.

Sobre a cultura e arte, mais precisamente a sétima arte, eu não entendo muito. Mas entendo daquilo que gosto, assim hoje gostava de sugerir um dos meus filmes favoritos. É um filme alemão chamado Die fetten Jahre sind vorbei (2004), o que literalmente significa: os anos de abundância passaram. No entanto, o nome utilizado em português é Os Edukadores, talvez por ser a tradução do nome que usaram em inglês The Edukators.

Acho que tem tudo a ver com este blogue e com a minha perspectiva de vida. Embora, eu seja um actor social muito passivo no que diz respeito ao que o filme preconiza. O filme retrata a história de dois activistas anti-capitalistas, Jan e Peter, que acreditam que podem mudar o mundo, eles autodominam-se edukadores. A eles, mais tarde junta-se, Jule, namorada de Peter. Os edukadores invadem mansões, trocando objectos e móveis de lugar, sem roubar nada, mas deixando sempre mensagens de protesto. Se quiserem saber mais vejam o filme.

O filme é óptimo, uma vez que aborda muito os conceitos de anarquismo e capitalismo. Adoro mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...