quarta-feira, 30 de março de 2016

Babyoga: o meu testemunho

Desde os dois meses que o meu Luís anda no Babyoga, ou seja já há dois meses que uma vez por semana lá vamos nós à ginástica como diria a senhora do parque de estacionamento onde deixo o carro.

Mesmo antes de ele nascer, eu já tinha decidido que gostaria que tivessemos alguma actividade em conjunto. Como devem calcular não existem assim muitas actividades para crianças tão pequenas, além disso eu sempre quis experimentar Yoga (não sei porque é que nunca experimentei) e o Babyoga pareceu-me o indicado. Para saberem sobre esta prática podem consultar o site da Escola Babyoga Portugal.

Pessoalmente, o que me levou a frequentar as aulas foi a necessidade que eu tinha de transmitir ao Luís uma certa paz e harmonia, um desejo de partilhar bons momentos com ele, transmitir-lhe confiança e boas vibrações. Basicamente fortalecer o elo mãe-filho. Além disso, procurava também que ele se desenvolvesse a nível motor e que o Babyoga o ajudasse a ser um bebé calmo e que lhe aliviasse de algumas dores e cólicas. E passado dois meses, acho que tudo isto tem sido alcançado.

No nosso caso, o Luís começou muito pequenino, por isso nas primeiras aulas, ele não conseguia fazer todos os exercícios e quase sempre tinha de mamar a meio. Neste momento, já aguenta muito melhor a aula inteira, aliás costuma estar bem mais curioso para ver os outros bebés do que com vontade de mamar ou sequer olhar para mim. Por este motivo, há quem prefira começar quando eles já têm cerca de quatro meses, no entanto, ainda bem que eu comecei com dois meses.

Passo a explicar, depois de um parto que não era o que eu idealizava e de todo o primeiro mês de vida dele com problemas com a pega e a amamentação, eu sentia necessidade de estar com ele. Sim, eu sei, eu estava com ele o dia todo, mas não era um tempo verdadeiramente nosso, porque alguém telefonava, ou alguém aparecia, porque tinha de fazer o almoço, porque tinha de pôr roupa a lavar, etc, etc. Todos os nossos momentos pareciam ser cortados por qualquer coisa exterior. Nas aulas comecei a ter tempo verdadeiramente de paz com o meu bebé, a interagir com ele com todo o tempo do mundo. Neste momento, isso já não acontece só nas aulas, essa harmonia também a consigo em casa quando estou com ele sem pensar em mais nada.

Além de toda esta parte mais emocional, acho que o ajudou a nível físico, nem que seja pelos puns que o ajuda a soltar. Mas não é só isso, trabalhamos posturas que de outra forma, acho que nunca teria feito com ele, por exemplo, já lhe fiz um looping. Alguma vez em casa eu me lembraria, teria coragem, de o fazer?

À parte disto, as aulas são também um bom espaço de partilha entre as mães e a professora (que é espectacular). Aliás, foi nas aulas que me chamaram a atenção para uma posição recorrente do Luís e me aconselharam a procurar um osteopata, devo confessar que se não me tivessem dito, eu acho que nunca teria dado a importância suficiente ao facto de o Luís se inclinar constantemente para a direita. Até me custa escrever isto, o que vale é que depois da primeira consulta, ele às vezes já se inclina para a esquerda (ufa, ufa).

Por todas estas coisas e porque crianças mais felizes, em paz e harmonia com o mundo, serão certamente adultos mais felizes e realizados, quem tem bebés pequenos, aconselho vivamente a experimentarem.

Imagem retirada de http://babyogaportugal.com/cursos/wp-content/uploads/2016/01/PROGRAMA_CURSO_COMPLETO_E_INTENSIVO_DE_YOGA_INFANTIL_Portugal.pdf

E hoje consigo estar aqui a escrever calmamente, porque o Luís veio do Babyoga e depois de mamar ficou a dormir como um anjinho.

2 comentários:

  1. Nós gostámos muito. O Afonso veio de lá a dormir e assim ficou até às 21:30!
    Percebo perfeitamente o que queres dizer. Estamos com eles o dia todo, mas raramente esse tempo lhes é inteiramente dedicado. E agora que voltei ao trabalho, mais necessidade sinto de o aproveitar ao máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por terem gostado :) O Luís também gostou muito de conhecer mais um amiguinho :D

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...