sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A limpeza dos passeios e as águas pluviais

Já aqui devo ter falado da sujidade incrível que existe em Lisboa, a qual se deve ao lixo acumulado e à falta de limpeza.

Então a Junta de Freguesia de Arroios, a qual agora até tem a Arroios TV, tem-se empenhado em que os seus fregueses façam a sua parte na Higiene Urbana da freguesia. Embora isto seja uma competência da Junta de Freguesia e eu às vezes não perceba muito bem como há recursos financeiros para umas coisas e não há para outras, acho bem que os moradores e trabalhadores se empenhem na limpeza do espaço público.

Todavia, a Arroios TV publicou este vídeo:


Normalmente eu não sou tão feliz a limpar, tenho de melhorar essa minha condição. Mas analisando o vídeo, ainda bem que há quem limpe, mas será que a Junta de Freguesia não devia ensinar as pessoas que não devem limpar as ruas com jactos de água e detergente? Esta água vai entrar no sistema de recolha de água pluviais e as água pluviais não são tratadas. A não ser que em Lisboa todas as águas se misturem e vão para a ETAR. Mas em princípio não, as águas pluviais serão encaminhadas directamente para o rio, já que são supostamente águas limpas.

Assim, acho que deviam elucidar as pessoas para este caso. À frente da minha loja, nós também lavamos o chão com detergente, uma esfregona e balde para não deixarmos água a correr por ali fora.

Claro que eu já vi muitas pessoas a lavarem a rua assim e acredito que nem tenham noção que estão a fazer mal. Eu própria lavo o carro com detergente aqui no quintal e a água depois vai para as pluviais (ai, ai), o que vale é que lavo o carro para aí duas vezes por ano. A questão não é as pessoas fazerem mal, mas acho que já que a Junta de Freguesia está empenhada em difundir a ideia da limpeza, ao menos que explique como esta deve ser feita. E que não divulgue um vídeo onde claramente se vê que algo está errado como sendo algo bem feito.

Contei ao meu namorado do vídeo, ao que ele me respondeu se eu tinha noção que só eu e o meu amigo/sócio é que nos importamos com esta história de água com detergente a ir para as pluviais. Que toda a gente faz como o senhor do vídeo.

Pois se calhar, nós é que pensamos diferentes, mas sabemos que estamos certos, talvez seja a culpa da formação ambiental que tivemos.

O que vale é que mais uma vez sei que a natureza tem grande capacidade de se limpar a si própria, existem filtros naturais, os quais vão eliminando alguma contaminação. Por isso, até acredito que esta situação em concreto não seja muito grave, mas vá lá, vamos incentivar que a cidade seja limpa respeitando regras ambientais.

Isto já para não falar da quantidade de água desperdiçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...