terça-feira, 27 de outubro de 2015

Animais - o caso das galinhas

Eu gosto muito de galinhas, de tal forma que acredito que seja das pessoas em Portugal que já leu mais sobre este animal, sem contar com pessoas que trabalhem diariamente no sector. Acredito que seja das pessoas que já li mais sobre o assunto, porque não conheço mais ninguém que ande a investigar sobre galinhas ou que já alguma vez tenha lido alguma coisa sobre o assunto.

Como já tive a oportunidade de explicar na postagem Alimentação - o meu calcanhar de Aquiles?, não sou vegetariana, todavia também não sou grande apreciadora de carne. Por isso, acho que também não teria grande dificuldade em ser vegetariana. Mas também não creio que o consumo de carne, por si, seja um problema nem a nível ambiental, nem signifique falta de consideração pelos animais. Na minha opinião, o problema do consumo de carne é a forma como o fazemos.

- Ingerimos uma quantidade exagerada de carne;
- Estragamos uma quantidade incompreensível de carne;
- Mantemos os animais a viver sem qualquer tipo de condições;
- Para termos a quantidade de carne que produzimos damos aos animais rações e hormonas que lhes fazem mal, a eles e a nós (já falei nisso em A importância das abelhas);
- Destruimos ecosistemas para conseguirmos ter grandes plantações de diversos cereais (nomeadamente a soja) para alimentarmos animais;
-Etc, etc, etc

E se formos a pensar nisto tudo, realmente comer carne é um problema gigantesco. Mas porque é um problema tão grande? Porque queremos consumir muito, mesmo que no fim vá para o lixo, a preços muito baratos. Isto para mim é um argumento válido, não para se deixar de comer carne, mas para restringir bastante o seu consumo. Mais vale comer menos, ser mais saudável e proporcionar melhores condições aos animais.


Isto para mim é um argumento:
Não se percebe bem, mas na imagem dividem os pintos acabados de nascer, os que têm imperfeições e a maioria dos machos são condenados à morte e servem de ração para outros animais
Imagem retirada de http://revistatrip.uol.com.br/165/frango/02.htm

Isto para mim não é um argumento:

Imagem retirada de https://www.facebook.com/associacaovidaanimal/photos/a.503087516450063.1073741832.340041726087977/901598449932299/?type=3&theater
Não quero dizer que para mim gatos e cães são diferentes de porcos e vacas. Há países do mundo onde comem cães e gatos e isso não me transtorna, quer dizer para mim é estranho porque não é a minha cultura. Mas para um mulçumano também é estranho comer porco e para um hindu comer vaca. O que eu quero dizer é que a questão da vida animal tem muito que se lhe diga.

Por isso vou falar no caso das galinhas, esse animal fascinante que mantém relações de amizade entre si e uma hierarquia bem definida (sim também já passei muitas horas a observar as ditas). As galinhas são animais domésticos, não evoluíram para o que são hoje em dia por uma selecção natural, a galinha é o resultado de uma evolução feita pelo homem, por isso não há galinhas em estado selvagem. O próprio nome da espécie o diz, Gallus gallus domesticus.

O que eu quero dizer é que foi o ser humano que "adaptou" outras espécies como o galo-banquiva (Gallus gallus) para o que é hoje a galinha, o mesmo se passou com as vacas, os porcos, etc. Estes animais só existem como os conhecemos porque os seres humanos assim o fizeram e com que fim? O consumo humano. Obviamente não se pode é comparar o exagero do consumo humano actual de carne com o que seria necessário.

Mas estes animais têm menos direitos que os outros? Claro que não. Mas a minhas questões são:
  • Se deixarmos de comer estes animais, eles deixam de existir? (a sua extinção terá algum problema?)
  • Continuaremos a criá-los se não nos trouxerem nenhuma vantagem económica? (claro que há quem o faça, mas são raras as pessoas dispostas a criar animais deste tipo só porque sim)

Pois não sei, cada pessoa faz o que achar melhor, comer ou não comer carne. Na minha opinião, a solução não passa por deixar de comer carne, mas passa por restringir o seu consumo. Acredito que deviam existir leis mais rígidas que obrigassem os produtores a não alimentar os animais com rações e a serem proibidos de lhes dar hormonas de crescimento. No caso das galinhas, as produções deviam ter áreas suficientes para que as galinhas possam esgravatar e tomar banhos de terra como elas tanto gostam. O que significa que os preços da carne subiriam bastante, e daí?

Daí, nada, afinal não precisamos consumir tanta carne. Como consumidores deviamos pensar que consumir menos, ao mesmo preço, pode ser bom se significar uma melhoria para a vida dos animais e para a nossa própria saúde. E acho que aí, as entidades que protegem os animais têm um importante papel a desempenhar. Acredito que o caminho não deva ser a propaganda de "não coma animais porque têm todos direito à vida", mas sim "não é por serem nosso alimento que não têm direito a uma vida digna". Os animais não sonham com o seu futuro como nós, não fazem planos, mas sofrem, por isso devemos causar o mínimo sofrimento possível.

Isto é a minha opinião, cá em casa temos bastantes animais, mas não os matamos só porque sim, matamos para consumo próprio. Mas não é por uma galinha ou uma cabra estarem velhas que as matamos. Normalmente, no caso das galinhas apenas matamos machos, é talvez uma forma de preconceito de género. O facto de matarmos os machos para consumo apenas tem uma razão, a existência de muitos machos no mesmo galinheiro faz com que andem sempre à luta, acabando muitos por morrer. Mesmo assim, neste momento acho que temos quatro galos, o que algumas pessoas acham um exagero, mas eles têm-se comportado bem.

Mais uma vez, a existência de vários machos de uma espécie e as lutam que travam até à morte de alguns deles mostram-nos que os animais são animais. Ao contrário do que muita gente diz os animais não são bonzinhos, porque não têm o conceito de bom e de mau, são seres com instinto. E se existirem 10 galos juntos para menos de 100 galinhas vão lutar pela sua hierarquia até alguns morrerem, quer na luta, quer porque não se conseguem alimentar.

Tratar os animais decentemente sim, humanizar os animais querendo que eles deixem de ser o que são para mim não.

E deixo algumas fotografias do que eu acho que são animais a viverem como animais de uma forma decente. Todas tiradas cá pelo quintal.

Imagem própria
Imagem própria

Imagem própria

A minha gata a confretanizar com uma galinha
Imagem própria

Imagem própria

O meu cão pronto para levar uma marrada
Imagem própria

Imagem própria

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...