domingo, 10 de abril de 2016

Cânhamo

Imagem retirada de https://www.facebook.com/CollectiveEvolutionPage/photos/a.10151198752138908.475684.131929868907/10154080409013908/?type=3&theater

Há uns meses escrevi nesta publicação, as características e benefícios do cânhamo para a produção têxtil. Ontem encontrei esta imagem, acho-a muito indicada para o que eu penso.

E aproveito para partilhar o que escrevi na altura sobre esta matéria-prima:

"Mas depois ainda se levanta outra questão, na Europa não há produção de algodão, logo se virmos bem a maior parte das roupas que usamos são fabricadas em têxteis sintéticos ou têxteis que têm de ser importados. Logo o ideal, sem dúvida seria comprarmos roupas em Portugal (alargando à Europa) feita com recurso a matérias-primas locais: o linho, o cânhamo, a lã.

O canhâmo é sem dúvida o que mais me fascina, super resistente (muito mais que o algodão) seria óptimo para que a roupa durasse ainda mais. Em tempos tive uma mochila de cânhamo e adorava-a, foi usada até ficar velha, bem rota mesmo. Devido ao consumo de drogas, as plantações de cânhamo foram ilegalizadas em Portugal, em 1971, só mais tarde voltando a ser permitidas. Acho que era algo em que se podia, devia, apostar. Afinal não é só na indústria têxtil que o canhâmo é uma boa matéria-prima."

2 comentários:

  1. A única coisa que tenho de canhamo são fraldas do Afonso e devo dizer que gosto muito. São muito absorventes, sem serem volumosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho alguns absorventes de cânhamo, mas por acaso nem os tenho usado. Mas a roupa de cânhamo, costuma ser boa, tive uma mochila que era mesmo boa. Pena é que não é fácil de encontrar roupa deste material e mesmo quando se encontra costuma ser caro :/

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...