sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Dois meses de fraldas - balanço ecológico negativo

O meu Luís tem dois meses, uma semana e dois dias e esse é exactamente o tempo em que lido com fraldas. Sim antes de ser mãe só tinha mudado uma fralda na vida e não correu muito bem, saiu xixi por todo o lado. Mas bem, agora já mudo há dois meses e às vezes ainda sai xixi por todo o lado.

Como tinha anteriormente referido no blogue, em Fraldas reutilizáveis - a minha escolha e O meu stock de fraldas reutilizáveis decidi escolher fraldas de pano para o Luís. Mas como já expliquei em Blogue meu, blogue meu, existirá alguém mais poluidor que o meu filho? tenho usado muitas fraldas descartáveis, aliás nos últimos tempos são as que uso na maioria das vezes para minha tristeza.

Ao início usava bastantes descartáveis porque não tinha investido em stock de recém-nascido, o meu marido convenceu-me que não devia comprar destas porque as usaria pouco tempo. E sinceramente, ele tinha razão as de recém-nascido usei cerca de um mês. De notar que o meu Luís nasceu pesadote, bem dois meses depois, embora o corpo tenha mudado, o peso não é assim tão diferente.

Agora o problema é que as de recém-nascido já não servem e as tamanho único na sua maioria estão grandes. Embora ele tenha mais de 4,5kg, as fraldas mesmo sendo a partir de 3 ou 4kg ficam largas, é ainda muito corpo de bebé como me tinham explicado. Por isso, neste momento só tenho seis fraldas de pano que lhe servem decentemente, o que não impede uns xixis, volta e meia, para fora. Mas isso também me acontece com as descartáveis.

Sei que a maioria das pessoas escolhe outras soluções, capas de lã e tal, até acredito que sejam melhores, mas eu preciso de coisas práticas. É que se já tenho pouco tempo para fazer o que seja, não me estou a ver a lanolizar capas. Sei que também posso tentar comprar outro tipo de fraldas de pano, mas o dinheiro não abunda e agora também não ando com muito tempo para pesquisar.

Aos problemas do tamanho das fraldas junta-se a logística, tenho as máquinas de lavar e secar roupa numa casinha no quintal e como passo quase todo o dia sozinha com o bebé só tenho três hipóteses: levo-o para o quintal comigo; deixo-o sozinho dentro de casa; fico com ele em casa e a roupa que espere. Normalmente escolho a terceira opção e à noite não me apetece ir para o frio. Devo confessar que não tinha pensado nestes constrangimentos logísticos.

Mas creio que daqui a um ou dois meses já consiga usar mais e melhor as fraldas reutilizáveis, primeiro conforme o tempo tem passado isto de ser mãe tem-se tornado mais fácil, segundo ele há-de crescer e as fraldas vão-se adaptar melhor (espero), terceiro quando chegar a Primavera posso trazê-lo para apanhar solinho no quintal (ele gosta de apanhar solinho, mas agora ainda está frio). Por isso, acho que isto vai melhorar.

Por enquanto, vou usando muitas descartáveis e as de pano que vou conseguindo. Cada vez que uso uma de pano penso "Ao menos tu não vais não vais para o lixo".

O que eu acho mais engraçado é que das seis fraldas de tamanho único que já consigo usar, quatro foram compradas em segunda mão. O que me leva a pensar que talvez por já terem sido mais usadas se adaptem melhor.

Mas embora ainda não use tanto como gostaria, adoro ver o meu pirolito com fraldas de pano. Agora, claro que dá mais trabalho, mas nem é assim tanto, acho é que se tivesse a máquina de lavar, a de secar e o estendal dentro de casa seria mais fácil.

Imagem própria

3 comentários:

  1. Estava agora a escrever o meu balanço dos 3 meses de fraldas reutilizaveis! Andamos taco a taco! :) MAs só vou publicar para a semana porque me tenho esquecido de tirar fotos. O Afonso de vez em quando também usa descartáveis (biobaby), assim, quando ja esteve muito tempo sem fazer cocó e lhe ponho um bebégel... Continuam sem servir todas de tamanho único, mas ele agora é que está a começar a ficar com umas pernocas como as do Luís ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu ia jurar que já tinha respondido a este comentário :P experimentei agora uma TU da alva e parecia-me larga, mas nao houve fuga :) o Afonso está bom? O meu Luís tem mudado muito ultimamente: )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Alva também já me parecem estar melhor ajustadas. O Afonso está ótimo, está numa fase muito gira agora. Só quer estar em pé a rir e a palrar! :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...