quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Bordados para fraldinhas de limpar o bebé

Não é que isto tenha muito a ver com ambiente, sustentabilidade ou resíduos, mas trabalhos manuais são sempre um bocadinho sustentáveis... e por isso, aqui estão os meus bordados.

Aprendi a bordar em ponto de cruz há imensos anos, já nem sei quantos. Mas devo confessar que nunca tive muita paciência, bordar por bordar não é para mim. E para mim bordar só tem sentido se for em alguma coisa que se dê utilidade, até se pode estragar, mas coisas bonitas que não se usam não fazem muito sentido na minha forma de pensar.

Mas como vou ter um bebé, achei que isso era suficiente para lhe bordar qualquer coisa, uma fraldinha daquelas de limpar ou um babete. Decidi-me pela fralda e o que eu havia de bordar? Algo que tivesse a ver comigo e que eu espero que o meu futuro filho goste tanto como eu gosto. Tinha de lhe bordar o mundo, neste caso o globo, conceder-lhe nem que seja apenas simbolicamente o sonho de saber como é o mundo. Como são os países, as cidades, as pessoas, sonhos de alguém que estudou geografia.

Assim, fui à retrosaria comprar uma fralda para bordar, mas acabei por comprar duas. Aqui está a minha fraldinha globo. Apenas bordei o básico, não fiz nada à volta, primeiro não sei fazer crochet ou tricot, podia pôr uma fita, mas queria uma coisa bem simples. Até porque senão for simples o pai não aprova.

Fralda Globo
Imagem própria



Pormenor do globo
Imagem própria
Não encontrei nenhum esquema, aliás encontrei um, mas estava muito aldrabado, então decidi fazer o meu próprio esquema. Mas como se pode ver, há ali umas ligeiras diferenças nas linhas de costa, sobretudo na costa atlântica de África. Não sei se este globo me daria positiva a Cartografia, parece que houve ali uma descida do nível do mar, contra todas as perspectivas do degelo e tal.

Aqui está o meu esquema, já um bocado alterado e bastante riscado.

O meu esquema de globo
Imagem própria

Eu sei que não está perfeita - sobretudo se virem os acabamentos por trás, está tudo direitinho todos os pontos para o mesmo lado, mas eu e os nós, os acabamentos não somos muito amigos - mas fiquei tão contente com o meu globo.

Mas como eu disse quando fui à retrosaria comprei duas fraldas, esta para bordar e outra sem quadrilé para colocar dois ursinhos que encontrei na minha antiga caixa dos bordados. Bordei estes dois ursinhos, menina e menino, quando tinha uns dez anos provavelmente, ou seja, quase há vinte anos. Mas nunca encontrei nenhuma utilidade para estes já idosos ursinhos, até este momento. Como não sabemos o sexo do bebé, decidi colocar os dois ursinhos na fralda, assim ninguém implica que a cor da fralda do ursinho não corresponde à suposta cor ideal para o bebé que esperamos. Para aplicar, usei duas linhas matizadas laranja e verde que foram as primeiras linhas de bordar que a minha mãe me ofereceu, certamente têm mais de vinte anos.

Fralda depois de aplicar os idosos bordados
Imagem própria
Os ursinhos em pormenor e já aplicados na fralda
Imagem própria
Os meus ursinhos são um caos de imperfeições, eu passava a linha por qualquer sítio, ainda bem que a parte de trás fica tapada. No caso da fralda do globo tenho um certo receio que nas lavagens a parte de trás comece a desfiar, vamos ver. Mas se eu soubesse como era, tinha comprado duas fraldas sem quadrilé, bordava o globo no quadrilé à parte (tenho imenso) e depois aplicava. Que o quadrilé que vem na fralda é tão pequeno, mas tão pequeno que me custou um bocadinho bordar algumas partes.

Agora queria ver era se desenhava e pintava alguma coisa, porque antigamente eu tinha jeito para o desenho, posso pintar uns ecopontos ou qualquer coisa do género.

Já agora não acho piada nenhuma se chamar isto de fraldas. Fraldas para mim são outra coisa.

5 comentários:

  1. Fofo, fofo! :) Fico com vontade de voltar a bordar qualquer coisa! :)
    Também tenho alguns bordados de quando era miuda (e também só se podem ver de frente ;) ), mas são muito femininos!
    Pois, eu agora chamo-lhes musselinas, para diferenciar, mas fica tudo a olhar a pra mim a tentar perceber de que raio estou a falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) acho que ficam muito fofinhas bordadas por nós... pois mas quando penso em musselinas penso mesmo também nas que se usam como fraldas e sim ninguém associa :/

      Eliminar
  2. Qual foi a projecção cartográfica utilizada?
    Parece a Plate Carree :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Projecção sonanda já ouviste falar? É essa :D tão boa que nem os teus professores te ensinaram :D

      Eliminar
    2. Deve ser nova, não vem nos livros do CEG de 1980...

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...