sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Tabaco, um país sem beatas é utopia

Que fumar faz mal à saúde todos sabem, logo fumar é uma decisão pessoal. Quem fuma sabe ou devia saber as implicações que isso traz para a sua saúde. Que fumar prejudica a saúde alheia acho que as pessoas também sabem, por isso devem ter cuidado onde fumam e perto de quem fumam.

Mas fumar não prejudica só a saúde alheia daqueles que estão perto do fumador. Porque fumar contribui para a poluição do ar, água e solos. Sim da água e dos solos porque os restos de cigarros, os filtros dos cigarros são deixados por todo o lado. Acho que os fumadores nem têm noção disso.

O filtro de um cigarro demora no mínimo 2 anos para se decompor, o que é tempo mais que suficiente para ser levado para rios e mares, ser comido por animais terrestres e marinhos, prejudicando assim a vida de vários seres.

Nesta questão, claro que não são os únicos resíduos a prejudicar o ambiente, mas se repararmos são daqueles que menos pessoas cuidam. Um fumador é capaz de reutilizar, reciclar e isso tudo com muito cuidado. Mas acho que normalmente não tem muito cuidado onde deixa as suas beatas. Por isso acho que os espaços públicos deviam estar equipados com cinzeiros. Esta questão devia ser uma preocupação dos fumadores, mas também dos municípios.

No outro dia, estava no interior de um café e na esplanada estavam uns turistas, assim de ar nórdico, iam fumar e vieram pedir o cinzeiro. Raramente em Portugal vejo pessoas numa esplanada a pedirem o cinzeiro para já não dizer das que têm cinzeiro e mesmo assim mandam as cinzas e beatas para o chão.

Todos os dias varro imensas beatas da arcada da minha loja, as quais depois meto no lixo indiferenciado. Mas certamente são muitas mais as beatas que eu não varro do que as que apanho.

Para terminar, ainda há outra coisa que me irrita profundamente, cá em casa ninguém fuma, mas claro que às vezes recebemos algumas pessoas que fumam. E se ninguém fuma dentro da casa propriamente dita, ninguém se coíbe de fumar no quintal e atirar as beatas para o chão. O quintal também é nossa casa, onde temos as nossas flores, os nossos animais, a nossa horta. E mais uma vez digo, acho que ninguém o faz por mal, é a falta de conhecimento ou simplesmente o não pensarem num gesto que se tornou habitual.
Imagem retirada de https://ajologoexisto.wordpress.com/2012/09/25/as-beatas-de-cigarro-sao-extremamente-poluentes/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...